Fibro Fog, ou névoa do cérebro, é o termo utilizado para um conjunto de dificuldades cognitivas que podem atingir alguns portadores de fibromialgia (uma síndrome que provoca dores por todo o corpo por longos períodos).
Um estudo apresentado no último Congresso Brasileiro de Reumatologia revelou que as principais características deste distúrbio incluem ansiedade, insônia, falha na memória e até mesmo depressão.
O estudo “Cognitive complaints in women with fibromyalgia: Are they due to depression or to objective cognitive dysfunction?” ainda mostrou que, em geral, os sintomas depressivos, baixa capacidade de memória de trabalho e baixa resistência física diária foram mais comuns em mulheres que relataram ter problemas de concentração.
O artigo conta que no total, 82% das mulheres tinham sintomas de depressão e 70% sofriam de ansiedade, enquanto 68,6% já tinham depressão e ansiedade.
Tratamento
De acordo com a médica reumatologista, Catarina Vila, os pacientes com Fibro Fog podem contar com um tratamento bastante eficaz. Trata-se da Estimulação Transcraniana de Corrente Contínua. “Este é um procedimento seguro, não invasivo, realizado pelo médico, e que interfere na atividade elétrica cerebral aumentando ou diminuindo a atividade dos neurônios”, afirma.
Para viver bem com o diagnóstico
Além disso, as pacientes com fibromialgia mesmo com a condição, também podem manter uma boa qualidade de vida desde que pratiquem regularmente exercícios físicos. “Observa-se que os sintomas do Fibro Fog são bem menores em pacientes que fazem atividade física regular. Portanto, a atividade física funciona aparentemente tanto como prevenção como tratamento do Fibro Fog”, ressalta Vila.
Fonte: blog.qualfarmacia.com.br