Osteoartrite (Artrose)

O QUE É?

Também conhecida como osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa, refere-se a forma mais comum de artrite. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a complicação representa cerca de 30 a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia.

Essa doença crônica é a forma mais comum de artrite, e está relacionada com o desgaste e degeneração da cartilagem articular, juntamente com alterações nos ossos das regiões atingidas. Ela surge, principalmente, em pessoas entre 40 e 50 anos e as principais áreas afetadas são as mãos, joelhos, coluna e quadril.

CAUSAS

Pode ser divida em duas situações:

● Causas primárias: não há uma causa conhecida. Pode estar relacionada com anormalidades anatômicas sutis, exercícios físicos em excesso ou realizados de forma incorreta e irregularidades na superfície articular, por exemplo.

● Causas secundárias: possui causas conhecidas e podem surgir como resultado de doenças ou complicações das articulações, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea ou até mesmo alterações do metabolismo.

SINTOMAS

Geralmente a doença se desenvolve de forma gradual, por isso, pacientes abaixo de 40 anos não costumam apresentar sinais. Mas na presença de sintomas, os principais são:

● Dor nas articulações;

● Inchaço ou vermelhidão na área afetada;

● Diminuição e rigidez da mobilidade articular;

● Dor na coluna;

● Perda na flexibilidade.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é realizado através do exame físico, na qual o profissional examina as articulações afetadas, a fim de verificar a sensibilidade, inchaço e vermelhidão do local. Além disso, dependendo do caso do paciente, podem ser solicitados exames de laboratório e imagem.

TRATAMENTO

Até o momento, não há cura para artrose, mas há tratamentos que auxiliam no movimento e funcionalidade das articulações, reduzindo as dores do paciente. A doença pode ser tratada através de medicamentos, atividades físicas, terapias, fisioterapias e em casos mais graves, cirurgias são realizadas.