Fibromialgia e Doenças Articulares Inflamatórias

O QUE É?

A fibromialgia ou também denominada Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma circunstância caracterizada por dor crônica generalizada em todo corpo. Ela se apresenta principalmente nos tendões e nas articulações e não apresenta evidências de inflamação ou lesão nos locais de dor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), 5% dos pacientes que vão a um consultório de clínica médica possuem complicações relacionadas à fibromialgia. E, 10 a 15% dos pacientes que vão a um consultório de reumatologia, também possuem relação com a síndrome.

Além disso, a cada 10 pacientes com fibromialgia, de 7 a 9 são mulheres, com idade entre os 30 e 60 anos. Não há uma razão específica para essa frequência, porém, a complicação também pode afetar crianças e adolescentes.

CAUSAS

As causas para a FM ainda são desconhecidas, mas sabe-se que a síndrome pode estar relacionada com alterações da percepção da sensação de dor. Visto que há um vínculo com o funcionamento do sistema nervoso central (SNC), consequentemente o cérebro, nervos e medula aumentam a intensidade da dor sob qualquer estímulo doloroso.

Ela também pode ser desenvolvida de forma espontânea, após um trauma físico ou emocional.

SINTOMAS

● Maior sensibilidade ao toque;

● Dor generalizada;

● Alteração do sono;

● Cansaço e indisposição frequente;

● Dificuldade de concentração;

● Formigamento nas mãos e nos pés.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é clínico, isto é, não necessita de exames para comprovação. A fim de não confundir com outras doenças que também causam dor corporal, o profissional pode solicitar exames de sangue para afastar outros problemas semelhantes à síndrome.

Os principais critérios para o diagnóstico são dores generalizadas constantes por mais de 3 meses e a presença de pontos dolorosos na musculatura.

TRATAMENTO

O tratamento tem como objetivo evitar a incapacidade física e melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviando e reduzindo os sintomas da FM. O principal tipo de tratamento consiste na prática de atividades físicas, com o intuito de fortalecer os músculos e amenizar a dor. A fisioterapia, uso de medicamentos e em alguns casos, a terapia psicológica, podem auxiliar no processo do tratamento.