O ciclo de palestras sobre doenças reumatológicas foi um sucesso

Em sua primeira edição, o ciclo de palestras sobre doenças reumatológicas foi um sucesso

O ciclo de palestras foi realizado em 29 de junho, na Asa Sul, e contou com a participação de médicos renomados. Durante o workshop, os profissionais de saúde falaram sobre o tratamento multidisciplinar de doenças reumatológicas e a complexidade das enfermidades, que – em alguns casos – estão ligadas à depressão e à ansiedade. Saiba mais!

Com o objetivo de orientar a população sobre as principais doenças reumatológicas e a importância do tratamento multidisciplinar, a CV Reumatologia realizou, no dia 29 de junho, na Asa Sul, um workshop gratuito sobre o assunto. O ciclo de palestras contou com a participação de médicos renomados, que falaram também sobre a complexidade das patologias, que – em alguns casos – estão relacionadas com a depressão e a ansiedade!

A palavra reumatismo serve para intitular inúmeras doenças reumatológicas. Porém, as mais conhecidas são artrite reumatoide e artrose – que são caracterizadas por afetar a cartilagem e as articulações, causando dor, deformação e limitação de movimentos.

No entanto, é importante ressaltar que as doenças não atacam apenas as articulações e cartilagens, mas podem atingir também os órgãos internos, como o coração e os rins. As patologias são complexas e cada uma apresenta diferentes formas de sintomas, desencadeamentos específicos e tratamentos.

Segundo a reumatologista e idealizadora do evento, Dra. Catarina Vila, a interação entre os médicos é importante para um bom tratamento e, consequentemente, um excelente resultado para o paciente: “Ao falar em reumatologia, é inevitável não pensar na eficiência que um tratamento multidisciplinar gera e nos benefícios que traz ao paciente, uma vez que o reumatologista é o médico que acaba por se envolver na área de vários outros especialistas. Por isso, é feito um trabalho complementar e que se soma.” relata.

Em sua primeira edição, os participantes do workshop foram recebidos com um coffee break de boas-vindas. Dando início ao ciclo de palestras, a Dra. Catarina Vila fez a abertura e, em seguida, falou sobre a importância do tratamento multidisciplinar de doenças reumatológicas.

Na sequência, a Dra. Ana Paula Tupynambá abordou o seguinte tema: “Uveíte e Reumatologia.” A uveíte é uma doença inflamatória, que tem como principal característica olhos vermelhos (hiperemia), fotofobia, dor, visão turva e embaçada. A patologia pode comprometer totalmente a úvea e/ou uma de suas partes (íris, corpo ciliar e coroide).

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a psicóloga Christina Borges ministrou o seguinte tema: “A subjetividade da dor”. Em seguida, Dra. Natália Nery destacou pontos importantes sobre a psoríase – doença que causa lesões na pele.

Os pacientes com psoríase enfrentam diariamente situações constrangedoras devido à aparência. A região fica avermelhada, descamativa e com uma “casca” branca na área afetada. Normalmente, aparece no couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Por esse motivo, as pessoas ao redor têm receio de serem contaminadas com a doença, porém, é importante destacar que a condição não é contagiosa.

Para fechar o ciclo de palestras, os participantes interagiram sobre o assunto e aproveitaram a oportunidade para esclarecer as suas principais dúvidas.

A CV Reumatologia agradece a presença de todos e acredita na integração médico-paciente e na parceria entre o reumatologista e outros profissionais da saúde. Todos são essenciais para o sucesso do tratamento. Confira abaixo as fotos do workshop.

[widgetkit id=”4″]

Deixe um comentário